Mel de Jataí
A abelha Jataí é um das espécies de abelha sem ferrão mais conhecidas em todos o Brasil. O mel produzido pelas abelhas Jataí possui ação antibacteriana superior ao mel comum, é muito utilizado para tratamento da asma, bronquites e tosses fortes e constantes. É um mel de textura fina, de sabor meio ácido, isto é, azedinho, é tido como produto medicinal e cicatrizante para feridas. Abelhas Jataí são encontradas em todas as regiões do Brasil. Abelhas Jataí são facilmente encontradas em centros urbanos, principalmente nos troncos de árvores mais velhas, localizadas em praças, muros ou até mesmo em calçadas. Devido ao seu tamanho pequenos elas não são as maiores produtoras de mel. Abelhas jataí são conhecidas por sua robustez, apesar do seu tamanho pequeno. O mel produzido pelas abelhas sem ferrão é muito utilizado na medicina nativa para o tratamento de diversas doenças, é um excelente complemento alimentar
CURIOSIDADE
Alta ação antibactericida . As abelhas desenvolveram ao passar dos anos um mecanismos de defesa, com abelhas sentinelas para combater possíveis inimigos, além de fechar a entrada de seu ninho durante a noite e em dias de frio.

plano
anual
plano
semestral
Produtor: Nectar Nativo (Ederson e Polaco)
Bioma: Mata Atlântica
Localização: Paraná - BR
Benefícios e informações do
Mel de Abelhas nativas sem ferrão
-
O MEL de Abelhas Sem Ferrão ,
-
Um dos mais raros do mundo, sendo um mel especialmente BRASILEIRO.
-
É antibiótico, antioxidante, anti inflamatório, auxilia no combate e prevenção da catarata,
-
O mel de Abelhas Sem Ferrão (ASF) contém substâncias capazes de substituir antibióticos.
-
Ação antibacterianas superior ao mel de Apis mellifera. (com ferrão)
-
A média de produção DEPENDE DE CADA ESPÉCIE, podendo variar de DE 500GR A 2KG ANO.
-
As condições climáticas influenciam diretamente a produção do mel
-
Uma das grandes vantagens do mel das abelhas sem ferrão refere-se ao teor de açúcar do mel das melíponas e trigonas, menor que o mel das Apis, chegando a cerca de 70 %. Tem uma maior concentração de levulose, um açúcar mais doce que a sacarose. Seu teor de água é maior, variando entre 23 e 35 %, conforme a espécie da abelha.
-
O seu mel possui uma elevada atividade antibacteriana e é tradicionalmente usado contra doenças pulmonares, resfriado, gripe, fraqueza e infecções de olhos, em várias regiões do país.